quarta-feira, 19 de junho de 2013

O caminho se faz ao caminhar...


Agora não vou escrever sobre nenhum filme, vou falar sobre uma cena cotidiana que talvez resultasse num ótimo roteiro cinematográfico.
Já faz alguns dias que ao ir caminhar no Parque próximo de onde eu moro, encontro uma figura interessante, uma personagem mesmo...
Não sei quem ela é,  mas enquanto caminho, fico imaginando milhões de possibilidades para aquele ser inusitado...

Entro no parque por volta das 8h da manhã, ando alguns metros e derrepente sinto o perfume inconfundível.
Muito provavelmente, trata-se de um talco, daqueles que se vendia em caixinhas  mimosas, quadradas ou redondas, acompanhados de uma esponja peludinha e macia que servia para polvilhar aquele pó fininho sobre o corpo, depois do banho.

Engraçado isso, acho que essa reminiscência vem da minha infância, graças a uma tia querida, linda, que adorava se perfumar e se embelezar.
Ela tinha uma penteadeira encantadora para mim, repleta de lindos frascos de perfumes diversos, de todas as formas e cores.

Então, voltando ao parque, entro e sinto esse aroma inconfundível e vejo, logo adiante, uma senhora de mais ou menos 78 anos cabelos escuros, presos com uma fivela prateada, trajando calças compridas de tergal, uma camisa de seda florida e um coletinho por cima, calça sapatos de couro bem sem saltos.

Leva nas mãos uma sacolinha de papelão com qualquer coisa dentro, anda curvada mas disposta e percorre os 1500 metros da pista de cooper. Caminha bem lentamente, como se aquele caminho fosse leva-la  a algum lugar especial.

E lá vai ela, bem devagarinho  mas determinada, solitária mas aparentemente satisfeita.
Também sigo caminhando e sei que ela ainda está no parque pois continuo sentindo o aroma persistente do seu perfume.

Não sei porque, mas acho tudo muito nostálgico, ainda que  ao mesmo tempo singelo vê-la todos os dias a caminhar...
Estará em busca de que?  Pensa em que? Onde ela mora? Com quem?

Terá uma penteadeira cheia de frascos? Terá uma família?
Enfim, de pensar assim, olho no relógio e vejo que já caminhei quase uma hora e percebo que ela já se foi, com seu perfume....

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário