quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A Bahia Metafórica de Rodrigo Campos

O assunto aqui é a Bahia. Mas não a Bahia do Axé, do carnaval, dos turistas, mas segundo Rodrigo Campos, a Bahia mística que habita nosso inconsciente coletivo.
Bonito isso, e nada melhor do que dar o nome de Bahia Fantástica ao CD cuja inspiração parece ter sido esse estar na Bahia e reconhece-la como um território misterioso e 'incompreensível'.
Fantástica pode remeter ao inacreditável, ao impossível, àquilo que está além da realidade cotidiana. O cd de Rodrigo campos compartilha conosco esse sentimento, que ao final deixa tudo em aberto, compartilha a dúvida , a incerteza como ele bem sabe fazer, com poesia, delicadeza, lindas letras que falam de personagens tão misteriosos também.
Rodrigo não se cansa de generosamente contar histórias e está sempre completamente solidário a elas, foi assim no trabalho anterior São Mateus não é um lugar tão longe assim que trouxe pra bem perto um lugar estigmatizado por ser tão longe... longe talvez dos olhos, mas que agora por meio de seus personagens, moleques, meninas e manos ficou tão próximo do coração.
é muito bom perceber que o segundo disco de Rodrigo vem na mesma toada, vem carregado de crônicas sociais urbanas que ajudam a repensar nossa relação com as cidades, as pessoas e principalmente com as diferenças.
Talvez a Bahia fantástica de Rodrigo seja assim, um lugar de diversidade e de profundas raízes, de histórias de Elias e Aninhas, de morte e vida, de seres incomuns...
Acho que vale a pena acompanhar esse novo compositor, cheio de frescor e então, daqui pra lá não vá dizer que a Bahia não lhe achou...


A capa do CD é da artista plástica Tatiana Blass,
esposa de Rômulo Fróes,
parceiro de Rodrigo em Passo Torto

Nenhum comentário:

Postar um comentário