domingo, 23 de outubro de 2011

Leon Cakoff e o Cinema sem Fim



Fiquei triste com a morte de Leon Cakoff, não apenas por ver chegar ao fim sua enorme contribuição para que pudéssemos ter acesso aos melhores filmes das mais diferentes culturas de todo o mundo...

Com certeza isso já seria suficiente pra justificar um certo sentimento de vazio e nostalgia que pairou sobre mim, mas é muito mais que isso, fiquei pensando que as pessoas que realizam sonhos e se dedicam a alguma coisa com tanta paixão, não poderiam morrer...

Ou pelo menos, só deveriam morrer bem mais tarde, quando não houvesse mais nenhum sonho pra compartilhar...

Foram tantas histórias, tantos filmes que ajudaram a mudar nosso modo de ver o mundo. Eu era uma garota caipira, que nunca tinha vindo pra ‘cidade grande’ e foi pelo cinema que conheci São Paulo, foram os filmes que me capturaram para sempre... foi por meio do cinema que mudei.


As Mostras foram as grandes janelas para o mundo, através delas eu cresci, aprendi mais sobre a vida, chorei, comecei a perceber quanta poesia aquelas imagens derrubavam sobre meu olhar atônito.


Impossível não sentir gratidão e não reconhecer a importância de um trabalho sensível de garimpeiro, que trouxe tanta beleza para os cinéfilos de São Paulo e de tantos outros lugares...


Há muito tempo, outubro é um mês assim, muita gente pede férias nesse período, vem pra São Paulo e fica zanzando por aí, de sala em sala, enfrentando filas imensas... pra depois se emocionar e trocar idéias com os amigos...defender com unhas e dentes um filme, tomar uma cerveja ou quem sabe um café, mesmo que sozinho, num balcão qualquer, na tentativa de elaborar o que se viu em tela grande, no escuro da sala!


Porque cinema é assim mesmo, paixão pura, quase militância, loucura, vício, encantamento... enfim sonho coletivo! Não dá pra ser diferente.


Com a morte de Cakoff morre também um pouquinho do brilho das Mostras de Cinema. Mas, a vida segue, o cinema sem fim continua aí! Leon ajudou a construir uma parte importante dessa história, São Paulo ficou um pouquinho menor, mas o que aprendi até aqui foi extremamente inspirador e continuará alimentando o sonho que realizo na companhia dos filmes de todo o mundo que vejo por aí.... Um ótimo jeito de viajar!

Agradeço ao Cakoff por ter aberto essa porta e indicado um caminho possível na sala escura....






Nenhum comentário:

Postar um comentário