domingo, 10 de abril de 2011

Riscado – Um filme honesto!

Fui assistir o filme Riscado de Gustavo Pizzi na abertura do festival de melhores filmes 2010 no Cine SESC.

Grata surpresa, um filme incrível, cheio de energia e frescor, conta a história de uma atriz, Bianca que ganha a vida fazendo bicos em eventos, inaugurações promoções e ainda interpretando atrizes como Marilin Monroe em festas de aniversários e coisas assim.

A ótima atriz Karine Teles surpreende pela expressividade, competência e total entrega a sua personagem Bianca que vive angustiada pois reconhece seu talento e gostaria de fazer um filme sério, um trabalho de verdade, com um personagem a ser construído.

Talvez por ironia ou destino, ela própria se torna matéria prima de um filme. Ou seja, ela com sua história de vida, com seus enfrentamentos, como personagem dela mesma, é convidada a representar seu próprio papel.

Com isso, o filme levanta uma questão recorrente, sobre como somos intérpretes de múltiplos papéis na vida, e sobre como criamos a cada dia novos papéis e personagens . Riscado é um filme sobre o sonho, sobre estar na vida intensamente e lutar até o fim pra conseguir alcançar algo em que se acredita ou que faça a vida ter sentido.

Gustavo Pizzi também diretor do documentário Pretérito Perfeito (2006), sobre a Casa Rosa que foi um prostíbulo muito famoso no Rio de Janeiro do século XX, trabalha aqui uma ficção que parece propor um certo hibridismo. Utiliza diferentes suportes como o digital e 16mm que funcionam como recurso para ilustrar uma transição entre passado e presente, ficção e realidade, verdade e ilusão, sendo que em 16mm vemos a representação que a personagem faz de si mesma em diferentes situações.

O filme tem uma dinâmica incrível. Bianca consegue seduzir e arrastar o espectador com ela para compartilhar a ansiedade e a dúvida em relação ao seu próprio futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário