quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Islã – Arte e Civilização


Fui ver a Exposição Islã – Arte e Civilização com curadoria do professor Paulo Daniel Farah e Rodolfo de Athayde. Para todos nós que ignoramos a cultura árabe, a exposição contribui para uma melhor compreensão sobre os significados dessa cultura no mundo além de nos lembrar que ele não é formado apenas pelo ocidente.

‘Se oriente rapaz’ já dizia o mestre Gil. Precisamos entender a Pérsia, mas não só dos tapetes, das exóticas escritas, dos astrolábios, da matemática, da caligrafia, dos azulejos ou dos metais preciosos.

E é através da cronologia e da passagem do tempo Árabe e Africano que nos é revelado, a partir de 300 peças milenares, organizadas de modo muito didático e encantador, um pouco desse imenso tesouro cultural.

A exposição combate o desconhecimento que nos persegue e ajuda a quebrar estereótipos que nos fazem achar que o continente africano e a Arábia são apenas Mubarak e Almadnejad. Há muito mais do que apenas trogloditas nessas terras, há uma cultura rica e esquecida, que quando nos é revelada, não segue o roteiro das ‘mil e uma noites’ embora, como dizia Sherazade, contenha sim muitos mistérios!

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Álvares Penteado, 112 no centro de São Paulo e a mostra ficará em cartaz até dia 27 de março. Aproveitem! (by Paulo Rafael)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário