quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Lixo Extraordinário

O documentário "Lixo extraordinário", de Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim, apresenta o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores do lixão do Jardim Gramacho (RJ). Trata-se de um emocionante retrato da mais dura realidade vivida por seres humanos em condições absolutamente difíceis.
Emocionante, porquê contra todas as adversidades (que não são poucas), as pessoas conseguem se imbuir de uma extrema dignidade, que contagia a todos!
A luta pela sobrevivência, a relação familiar, o trabalho duro do dia a dia, o preconceito ostensivo que tem que ser enfrentado cotidianamente, transforma essas pessoas em seres extremamente fortes e guerreiros.
Mas o interessante, é que o artista plástico reconhecido mundialmente por seu trabalho com materiais recicláveis não parece se render à gravidade da situação com a qual se depara. Ele propõe um olhar para o ser humano diante de nós e não se conforma em apenas aproveitar o que aquela comunidade tem a oferecer.... Vik Muniz vai além, pergunta-se sobre o que ele próprio teria a contribuir com aqueles trabalhadores. Com isso, o filme subverte totalmente a lógica do debate.... Saímos dos estereótipos e passamos a ver a potência presente ali. Saímos do campo das impossibilidades para o campo da criação coletiva...
Além disso,  é bonito de ver a mudança que se opera para cada um, a partir da intervenção do artista. Vemos surgir então e finalmente, os sonhos, as expectativas e crescer a responsabilidade de cada um sobre seu próprio destino, vemos tudo isso acontecer, sob os auspícios da arte, de uma arte aqui transformada e transformadora.
Pra mim, o melhor de tudo é a frase do personagem Tião: "Eu ainda vou comprar meu quadro de volta" referindo-se à obra leiloada - um retrato seu numa banheira como referência ao quadro Death of Marat de Jacques-Louis David (1793).
Nesse momento, o valor econômico foi superado pelo valor emocional que a obra ganhou no processo de sua construção. Assim funcionou para todos os personagens do filme, ao se depararem com seu retrato produzido a partir da dura realidade compartilhada por todos.
Sem dúvida, Lixo Extraordinário levanta muitas questões, nos faz olhar pra dentro de nós mesmos, rever valores, redimensionar o modo como vemos a vida. Lixo Extraordinário existe para nos lembrar de que somos todos humanos!

Um comentário:

  1. Estou louca pra ver este documentario. Por coinscidencia comentei sobre ele ontem com o John.
    Parabens pelo blog . Amei

    ResponderExcluir