sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Além da Vida

O filme Além da Vida de Clint Eastwood aborda o controverso tema da vida após a morte. Parece legítimo propor essa reflexão, seria hipocrisia dizer que nunca pensamos nisso antes... No entanto, é interessante que esse clima tenha acometido o cinema mundial, a começar pelo Brasil com Chico Xavier e afins, passando pelo Tailandês Tio Boonmee e para nossa surpresa, Iñarritu com o seu recente Biutiful e o excelente Javier Barden.

Bom, voltando ao filme de Eastwood e a legitimidade do tema proposto, é quase redundante dizer que o filme é belíssimo, delicado ao mesmo tempo contundente e envolto numa trilha sonora também maravilhosa.

Fiquei pensando, sobre o que motivou Clint Eastwood a fazer esse filme agora, achei que poderia ter relação com o avançado da idade, afinal trata-se de um diretor octogenário, que mantém certa jovialidade e continua em franca produção, dirigindo filmes importantes e belos.

De qualquer modo é impossível não pensar sobre o significado de ter oitenta anos, como viver a proximidade da morte, como lidar com os sonhos e projetos, o que fazer e afinal, o que será de nós sem as pessoas que amamos... e elas sem nós?
O filme fala sobre isso, sobre a importância dos encontros e ao meu ver sobre a importância de viver aqui, agora e intensamente, pois esta é a única certeza que temos, a de estar aqui!

Saí do cinema um pouco melancólica, envolta nas lembranças e com a impressão de que Eastwood fez um filme pra si próprio, e o fez bem feito, sobriamente, sem apelos, como é a marca da sua cinematografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário